A maior empresa do Brasil no ramo petrolífero sem dúvida é a Petrobras, e como consequência ela precisa ter algumas responsabilidades, e uma delas é contribuir para a sociedade com programas como o Jovem Aprendiz Petrobras.
O programa assim como em outras empresas busca desenvolver jovens para o mercado de trabalho, podendo ou não seguir carreira na própria empresa.
Mas quais são os requisitos para participar do programa Jovem Aprendiz Petrobras? É o que vamos ver a seguir.
- Assim que houver a admissão, para os cursos de aprendizagem básica, o candidato ou candidata precisa ter entre 14 (quatorze) anos e 22(vinte e dois) anos e três meses, agora para o curso técnico é necessário que tenha a idade entre 16 (dezesseis) anos e 22 (vinte e dois) anos e nove meses.
- A idade máxima para pessoas com deficiência, não é aplicável..
- Se ainda não houver a conclusão do ensino médio, o candidato(a) precisa comprovar matrícula e frequência no colégio.
- O responsável no caso do candidato(a) ser menor de 18 anos, precisa estar presente no momento da celebração do contrato juntamente com a Petrobras.
Ainda se destina algumas das vagas para pessoas com deficiência, para adolescentes que sofreram com trabalho infantil e para adolescentes que estão em situação de acolhimento institucional.

Como funciona a remuneração Jovem Aprendiz Petrobras?
A remuneração do programa Jovem Aprendiz Petrobras é de um salário mínimo, que hoje está no valor de R$1.412. Porém além do salário o candidato também terá direito a alguns benefícios, que são:
- 13º salário;
- Férias;
- Vale-transporte;
- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
- Possibilidade de adesão à assistência previdenciária da PETROBRAS – PETROS;
- Gympass (opcional).
Mas o que um Jovem Aprendiz da Petrobras vai fazer?
Este programa busca, como dito anteriormente, a inclusão social e profissional dos jovens. E para contribuir com esse objetivo, o programa promove que o jovem tenha o desenvolvimento profissional através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
E não somente isso, eles também vão fazer visitas técnicas nas instalações da empresa.
E quanto tempo dura o contrato de um Jovem Aprendiz da Petrobras?
O contrato de um jovem aprendiz Petrobras dura no total 15 meses, esses que serão consecutivos para os cursos de formação profissional.
Agora para a formação profissional de nível técnico, serão 20 meses ininterruptos.
Portanto tem uma carga horária para a formação profissional de 1.100 horas, e 1.600 horas para a formação profissional de nível técnico.
Lembrando que esses contratos serão necessariamente anotados na carteira de trabalho do Jovem Aprendiz.
As informações importantes do Projeto Jovem Aprendiz Petrobras, podem ser acessadas em sua forma integral no site clicando aqui.
Mais informações importantes:
O candidato que conseguir participar, irá passar em um processo de seleção em todas fases do “Processo de Recrutamento Seleção”.
E além disso, ele precisa se adequar e preencher todos os requisitos do edital, este que você pode acessar clicando aqui.
Após a assinatura do contrato, o candidato receberá um email do SENAI, para que assim ele consiga fazer todos os tramites necessários para começar a sua jornada no programa.
E para não perder nada que possa ser importante é recomendável estar a par do cronograma oficial do Jovem Aprendiz Petrobras, e para acessar esse cronograma, clique aqui.
É muito importante salientar que os candidatos não serão efetivados após a conclusão de seus respectivos contratos com a empresa.
Isso se dá por conta de ser uma empresa de economia mista, portanto todas as suas vagas de emprego são preenchidas através de concurso público.
Essas foram as nossas informações sobre o Programa Jovem Aprendiz Petrobras, essas que foram baseadas no último edital do ano de 2024.
Caso queira também saber mais sobre as informações do Jovem Aprendiz Itaú, clique aqui.